
Alguém já se deu conta de que a experiência pós-moderna de culto que está surgindo se parece mais com algo comercial do que experimental e relacional? Temo que com a amplitude (e profundidade) dos materiais agora disponíveis, aqueles que trabalham com jovens possam estar às livrarias cristãs em busca de poder no ministério ao invés de estarem atrelados a Deus.
Ministério da Franquia McFé
Não sei ao certo quantos líderes de jovens caíram presas dos ataques dos materiais, mas sei que sou um deles – e, definitivamente, não estou sozinho. Com o ministério jovem se tornando cada vez mais sistemático, resplandecente e profissionalizado, e com os livros sendo derramados aos borbotões a respeito de cada tema imaginável no ministério jovem, o número tende a crescer.
Porém, antes que eu seja mal compreendido e degolado como um dissidente do mundo das publicações para esse grupo, permita-me afirmar que de fato creio em artigos como “as Dez Características Fundamentais do Líder dos Jovens” que, certamente, são necessárias; na ajuda dos livros que modelam o ministério jovem (quando bíblicos), e nas ideias e liderança do tipo Yaconelli e Burns, que são inestimáveis. Sem dúvida que a vasta maioria destes materiais são desenvolvidos com o desejo de apenas glorificar a Deus, onde equipar os santos envolve construir uma plataforma sobre a qual estabelecer um ministério saudável.
Porém, pergunto-me: Será que com a continuidade da profissionalização e sistematização do ministério jovem não haverá uma mudança sutil no coração dos consumidores dos produtos desse ministério com respeito ao poder? Parece que há muitos materiais do ministério jovem – jogos, estudos bíblicos, sermões, programação, organização, objetivos, administração, desenvolvimento da liderança, cultura, como fazer o ministério da família, habilidades de relacionamento, ministério dos pequenos e evangelismo – em kits, livros, revistas, DVDs, web, áudio, conferências e uma variedade de outros formatos – que o buscar a Deus em oração em primeiro lugar pode parece... bem, digamos, secundário.
Hoon Kim
Líder Associado de Jovens da Associação Geral da IASD